A Pedreira

A constante procura de matéria-prima granítica com elevados padrões de qualidade, obriga-nos à dotação de meios técnicos e Humanos para fazer face aos desafios. A lado pode-se ver um manobrador a carregar um penedo para o camião que o transportará até ao local de transformação, vê-se também canteiros a fazer perfurações para a introdução de explosivos.

A rocha granítica explorada apresenta-se em “penedos” de grande tamanho, sem formas geométricas que obriga a um controlo muito rigoroso na selecção destes “penedos” no processo de transformação.

Nas pedreiras onde extraímos a nossa pedra temos a certeza que encontramos os melhores granitos, designados por Granito Amarelo de Ponte de Lima e Granito Azul de Ponte de Lima.

O granito amarelo de Ponte de Lima é caracterizado pelo seu tom dourado e pelas pequenas manchas castanhas que conferem um sentido rústico. Desta forma aconselha-se este tipo de granito para aplicação interior ou exterior quer em cantarias diversas, artesanato, pavimentos e revestimentos.

O granito azul de Ponte de Lima caracteriza-se pela sua rigidez, ideal para a construção exterior para aplicação em muros, calçadas pavimentos polidos e rugosos e obras decorativas.